Pai…

O meu pai está em Portugal visitar-nos. Ainda é esquisito dizer dessa forma, mas na realidade ele considera os Estados Unidos a sua ‘casa’. Quando ele nos ‘visitou’ pela primeira vez há três anos, ele insistiu que seria a última vez que ele vinha a Portugal. Ele sentia que ele era muito velho para a viagem, e com todos os seus médicos e a sua ‘vida’ nos Estados Unidos fazia mais sentido para ele estar lá. Eu não gostava dessa ideia, mas eu tive que aceitar.

two years ago

A segunda primavera que estávamos em Portugal eu liguei para o meu pai para lhe dizer que eu ia contratar alguém para me ajudar a plantar um jardim. O Nuno estava muito interessado em agricultura e eu não tinha idéia de por onde começar. Dois dias depois da nossa conversa o meu pai me ligou. Ele disse para eu não contratar ninguém como ele j’a tinha feito uma marcação para viajar para Portugal. Ele vinha para plantar um jardim com seu neto. Essa viagem foi duas vezes mais longo que o primeiro.

farming

Este ano, o meu pai está aqui para dois meses. Isso é em parte porque o meu irmão está aqui agora e meu sobrinho (o filho da minha irmã) estará aqui no final de agosto e meu pai queria estar cá com os dois. 

Na semana passada, o meu pai fez os 82 anos. No ano passado, ele evitou festas. Mas este ano ele não apenas concordou com a idea de ter uma festa, mas parecia que queria mesmo celebrar com a sua irmã, a sobrinha e outros familiares & amigos. Há alguns anos atrás nós organizamos uma festa de aniversário do meu filho na nossa casa quando ele estava aqui e ele comentou que parecia que minha mãe estava presente. Ele continua ser um homem apaixonado por sua esposa, embora ela faleceu há 18 anos.

A festa foi um sucesso. Mas antes que terminou, eu fiz um brinde dedicado ao meu pai.

vovo

Primeiro tive que agradecer o nosso amigo Joaquim que foi o cozinheiro, e a Ti Evangelina que cozeu o pão, também agradeci todos os convidados que trouxeram frutas, legumes, sumo e vinho. Depois tomei esta oportunidade para agradecer ao meu pai por duas coisas.

Primeiro eu agradeci ao meu pai para nos levar para os Estados Unidos em 1974. Ele tomou um grande risco em levar a sua mulher e os seus 7 filhos a procura de uma nova vida. Ele fez isso com o 4o ano e sem saber inglês, mas com um grande desejo para um melhor futuro para a sua família. Por causa dele, todos os meus irmãos foram capazes de voltar à escola. Todos, menos eu e a Alzira já tinham sido da escola. As idades deles variaram entre 13-21anos. Os EUA nos deu uma oportunidade que uma família pobre não facilmente podia ter em Portugal na década de 1970.

Depois eu agradeci o meu pai para a casa onde estávamos a celebrar os anos dele. O meus pais renovaram esta casa na década de 80. Ninguém pensava que era uma boa idéia para construir uma casa tão grande, quando nós só voltávamos cá a cada três anos. Mas é por causa desta casa que veio para passar um ano em Portugal. Um ano que tornou-se em três…e agora onde eu estou a criar os meus filhos. É por causa desta casa que os meus sobrinhos e sobrinhas sentem-se a vontade de vir a Portugal sabendo que eles têm cá casa. É por causa desta casa que os amigos, e até amigos de amigos, têm sido capazes de explorar Portugal de uma aldeia que acolhe todos como se fossem da terra.

Obrigado pai. Qualquer sucesso que tenho tido devo a você e mãe. Para isso estou eternamente grato.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.